Qual a diferença entre as tomadas de 10 e 20 ampères?
Uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue.
As mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico).
Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado ?terra?.
Existem também outros tipos de tomadas com mais terminais, como o de 3 (corrente trifásica), 4 ou mais, normalmente para uso na industrial.
O objetivo de diferenciar as tomadas de 10A e 20A é evitar que os equipamentos com plugues de 20A (maior potência) sejam inseridos em tomadas de 10A (menor potência).
Não é recomendado, mas os plugues de 10A podem ser conectados nas tomadas de 20A.
Foi necessário criar esta distinção para garantir a segurança dos consumidores, evitando desta forma que os equipamentos de maior potência sejam ligados em tomadas que fornecem menor potência.
Plugues e tomadas padrão 10A
O padrão de 10A têm plugues com pinos menores e tomadas com orifícios menores ( diâmetro: 4 mm).
Este padrão é utilizado pela maioria dos equipamentos do dia-a-dia (como TV?s, carregadores de celular, computadores e etc.).
É recomendado este tipo de tomada em ambientes como salas, quartos, escritórios.
Em uma tomada de 10A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 10A.
A potência máxima permitida em 127V é de 1270W (127V*10A), e para 220V a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A).
Plugues e tomadas padrão 20A
O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm).
Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
É recomendado ter este tipo de tomada em ambientes com equipamentos que exijam maior capacidade como cozinhas, banheiros e lavanderias.
Não se deve fazer uso de vários aparelhos ligados à mesma tomada de 20A.
Cada equipamento elétrico cuja corrente nominal seja maior do que 10A, deve ter um circuito elétrico em específico para este equipamento.
Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A. A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A), e para 220V a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).
Padrão brasileiro de tomadas e plugues
Antes da padronização, o consumidor tinha mais de doze tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, o que tornava necessário o uso indevido de adaptadores.
Em alguns casos, os formatos e as potências distintas dos equipamentos tornavam o ato de ligá-los uma ameaça à segurança do usuário.
Desta maneira, entendendo o impacto que a mudança poderia originar, o Inmetro resolveu certificar os adaptadores, fazendo com que a transição fosse mais tranquila.
E logo foram adotados os novos padrões de tomadas e plugues.
Este novo padrão adota alguns critérios para evitar que o usuário tenha problemas de segurança.
Leia também: Posição correta dos cabos das tomadas
Tomadas e plugues específicos
Além de utilizar uma tomada e plugue específico para cada tipo de equipamento, deve-se atentar aos cabos que ligam as tomadas.
O novo padrão brasileiro de tomadas visa evitar acidentes com choques elétricos, e para tal as tomadas possuem um novo formato, em poço.
Esse formato dificulta assim, o contato do dedo com a corrente elétrica, e impedir que seja inserido somente um pino do plugue.
Os novos plugues têm um sistema que evita sobrecarga e aquecimento, também propiciam melhor acoplamento com seus terminais.
Esses fatores tornaram o plugue mais seguro e também econômico, uma vez que eles evitam a perda de energia.
Cabos das tomadas
Quando se faz a instalação de uma tomada 20A por exemplo, temos que nos preocupar tanto com a tomada quanto com os cabos que vão ligar essa tomada.
Para evitar o sobreaquecimento dos cabos, deve-se adotar um padrão de diâmetro.
Largura do Fio Condutor | Suporta (Sem aquecer)
1,5 mm² = 15,5 ampères
2,5 mm² = 21,0 ampères
4,0 mm² = 28,0 ampères
6,0 mm² = 36,0 ampères
10,0 mm² = 50 ampères